A 31ª edição do Get Together, organizado pelo OCI – Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa, decorreu no passado dia 18 de Outubro, no Edifício EDP, no Porto. O evento reuniu perto de duas dezenas de pessoas e teve como mote o Impacto da Nova Lei de Proteção de Dados na Comunicação Interna.
Esta edição da iniciativa com a participação de João Luís Traça, Partner da Miranda & Associados, que deu especial destaque às responsabilidades e desafios que as organizações irão enfrentar com a nova legislação de proteção de dados pessoais que detêm dos seus clientes, dos seus colaboradores, entre outros.
No que diz respeito aos desafios, João Luís Traça alertou para a nova profissão que vai ser imposta em todas as empresas, denominada DPO (Encarregado de Proteção de Dados), assim como as responsabilidades e o perfil ideal do candidato para o cargo: “ Mais importante que a formação de um DPO é a capacidade de liderar, de transformar e transmitir bem os valores da empresa. O DPO tem de ser o exemplo a seguir numa organização”.
Como evitar ter informação desnecessária nas empresas, a possibilidade de portabilidade de dados, a importância de uma comunicação interna eficaz, a formação dos profissionais e a contratação de serviços externos de proteção de dados foram outros temas abordados nesta edição especial que, mais uma vez, não falhou às expectativas.