O primeiro encontro do OCI do ano de 2015 teve lugar no dia 14 de janeiro, nas instalações da Universidade Católica, e contou com a presença de mais de 70 comunicadores. Depois das boas vindas do Professor José Seruya, tomou a palavra a professora Carla Ganito, Coordenadora da EPG/FCH e moderadora do encontro.
A primeira apresentação ficou a cargo do professor José Gabriel Andrade, responsável pela coordenação dos estágios na Universidade Católica (GADEP), que abordou as diversas ferramentas que a Universidade dispõe para aproximar o público académico das empresas. “Os prémios, bolsas, e as parcerias entre a universidade e empresas, com programas como o mentoring ou o job shadowing, levam os alunos a vivenciarem o dia-a-dia das organizações e conhecerem, na prática, o que aprendem no ambiente académico.
Após esta abordagem introdutória, Verónica Pinto, Chief Learning Officer da EDP Corporate University, apresentou o caso da Universidade EDP, um projeto que existe já desde 2008 para enfrentar de forma mais sustentável o crescimento da empresa e que tem como propósito a transmissão do conhecimento entre diferentes gerações. Responsável pela partilha de conhecimento de 12 mil colaboradores e contando com cerca de 600 formadores a título de voluntariado, “a Universidade é responsável por toda a formação da empresa, em todos os países e é um instrumento determinante para desenvolver o capital humano do grupo”, refere Verónica Pinto. A responsável realça também que um dos fatores mais importante para o sucesso e credibilidade do projeto é o fato do Comité decisor da universidade ser formado pelos administradores de topo, que acabam por estar realmente envolvidos na formação. Hoje, “a universidade é vista como um ponto de encontro dentro do grupo, uma forma de transmitir o conhecimento para além de possibilitar aos colaboradores a integração” conclui Verónica.
Seguiu-se depois o projeto “Acreditar na Juventude” da McDonald’s, contado na primeira pessoas por Paulo Jorge Duarte, Gestor de Formação da empresa. O projeto, que já faz parte da filosofia empresarial “visa sustentar o negócio e ultrapassar o desafio de lidar com gerações, pois 54% dos nossos colaboradores têm menos de 25 anos”, afirma o Gestor de Formação da McDonald’s. O responsável partilhou que a formação é um pilar fundamental do negócio e que, para que a prática seja de fato efetiva, a estratégia passa pela motivação das equipas. Segundo Paulo Jorge, “a nossa ‘receita’ para superar o desafio do encontro de gerações passa pela cultura de porta aberta, pela liderança participativa, a paixão pelo que se faz, a diversidade e o foco em soluções”, complementando ainda que “as plataformas de comunicação interna são aliadas nesta receita e contribuem para divulgar as nossas ideias e fazer com que os colaboradores, espalhados por mais de 145 restaurantes estejam sempre atentos às novidades”.
No final da sessão e durante o debate aberto, os convidados puderam responder às questões dos participantes de forma mais detalhada sobre os casos apresentados.