Realizou-se no passado dia 25 de Maio a 26ª edição da iniciativa Get Together, desenvolvida pelo Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa (OCI), cujo tema foi “Responsabilidade Social Interna”. O evento, que decorreu no Auditório da PT, no Fórum Picoas, contou com a participação da EDP, Groundforce, PT e Teleperformance.
Nuno Goulart Brandão, professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica, deu as boas-vindas e defendeu que “as organizações não são mais do que pessoas”, ressalvando a importância da Responsabilidade Social (RS) no contexto da Comunicação Interna (CI). Referiu que estes dois campos (RS e CI) são o que distingue uma marca junto dos seus stakeholders, sendo de grande importância a sua aposta numa dimensão solidária e humana.
Cristina Ramalho Galvão, a cargo da Responsabilidade Social Interna da Portugal Telecom, salientou que, enquanto empresa que aposta na inovação e relevância no mercado nacional das telecomunicações, a PT assume um forte compromisso com a sustentabilidade. O projeto de Responsabilidade Social Interna da PT foi criado em 2010, com o objetivo de promover o sentimento de pertença por parte dos colaboradores. O projeto assenta em três valores base: Crescer, Apoiar e Viver.
O CEO da Teleperformance, João Cardoso foi o segundo convidado do painel. Salientando a vertente motivacional e o envolvimento dos colaboradores na empresa como cruciais para o desenvolvimento da mesma. João Cardoso. O CEO da Teleperformance partilhou uma visão da RSI enquanto parte da estratégia da companhia e defendeu a existência de um equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional dos colaboradores, reforçando a importância de um ambiente de trabalho positivo.
Por sua vez, Nuno Silva, responsável pela área de Responsabilidade Social Interna da Groundforce referiu que o fator humano é crítico em qualquer organização, declarando que na Groundforce “somos uma empresa multicultural, recebemos pessoas de todas as nacionalidades, garantimos igualdade de promoção, desenvolvimento profissional e salarial”. O projeto Apoiar, criado em Agosto de 2013, assiste os colaboradores em 5 pilares: financeiro, psicológico, serviços, parental e bem-estar, que se traduzem em apoio por parte da empresa nestas diferentes dimensões, de modo a melhorar a qualidade de vida e engagement dos colaboradores para com a empresa. Nuno Silva salientou ainda que as áreas da Responsabilidade Social Interna e Externa estão vez mais interligadas, ressalvando que as empresas devem apostar em ambas, para poderem fazer a diferença junto dos seus públicos.
O último elemento do painel a apresentar-se foi João Tavares, responsável pela área de Talento e Diversidade na EDP, empresa que celebra este ano 40 anos de existência. Com um total de cerca de 6200 colaboradores, sendo a idade média de 49 anos, o desafio desta empresa é a eminência da entrada na reforma de 40% da sua força laboral. Tendo em conta este cenário, o responsável por Talento e Diversidade referiu a “necessidade de rejuvenescer a força de trabalho e a necessidade de, cada vez mais, trabalharem numa rede global”. O grande objetivo da EDP é “melhorar a qualidade de vida dos nossos colaboradores – esse é o objetivo- que passa pelo local de trabalho, pela própria pessoa e pela sua envolvente profissional, social e pessoal”. Neste âmbito, foi criado o programa Conciliar, que consiste em 230 protocolos, com 15 medidas e cerca de 10.000 beneficiários nas seguintes áreas de atuação: saúde e bem-estar, apoio à família, cidadania e vida pessoal/trabalho. Estas medidas consistem em apoios monetários a novos pais, um prémio Cidadania Júnior com vista a premiar o desempenho académico dos jovens, apoios a gestantes e disponibilização de meios que permitam trabalhar fora do local de trabalho, de modo a facilitar a conciliação entre a vida pessoal e profissional, entre outras medidas.
O professor Nuno Goulart Brandão concluiu a sessão, reforçando a importância da Responsabilidade Social Interna no contexto empresarial atual.
Todas as medidas e políticas implementadas pelas empresas supracitadas podem ser consultadas nos respetivos websites.
O Get Together é um fórum de partilha de boas práticas em comunicação interna, integrado nas iniciativas do Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa (OCI).