Como construir uma reputação de bom empregador tanto para os colaboradores atuais como para os futuros? Este foi o tema principal do 27º Get Together organizado pelo Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa, uma iniciativa criada pela ATREVIA e a Universidade Católica Portuguesa e que conta com o apoio da BP, EDP, Elevo, PT e Teleperformance como membros do seu Conselho Assessor.

O evento contou com a participação de Ana Simões, HR Country Manager da Schneider Electric, que expôs o projeto Employer Value Proposition 2020 at Schneider Electric, e de Rute Medo, Directora de Compromisso e Reconhecimento do Banco Santander Totta, que apresentou o projeto Santander Way. A moderação ficou a cargo do professor Nuno Goulart Brandão da Universidade Católica Portuguesa.

O projeto Santander Way deu a conhecer a nova cultura que tem vindo a ser implementada no Banco Santander Totta, assim como a missão, visão e valores – uma nova cultura que está a ser trabalhada e disseminada junto dos colaboradores, uma forma de estar e de atuar: Simples, Próximo e Justo.

A estratégia utilizada para alcançar estes objetivos foi também partilhada pela Rute Medo, demostrando que a gestão de pessoas tem um papel crucial para a implementação e partilha desta nova cultura, bem como a importância da comunicação interna de Recursos Humanos como uma ferramenta essencial para que esta seja bem-sucedida.

Um dos pontos referidos nesta apresentação foi a importância da conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal, e em como é feito um esforço por parte da empresa para que tal seja possível, através da política de flexiworking.
“Great people make a great company” é a frase referência para cada colaborador na Schneider Electric. O Employer Value Proposition 2020 at Schneider Electric está alicerçado na Leadership & Culture 2020 Vision. Para a multinacional, é fundamental trabalhar numa adequada Employer Value Proposition, pois acreditam que os colaboradores são quem acrescentam valor e fazem toda a diferença e, em consequência, são os que contribuem para as relações win-win com os seus stakeholders. Ana Simões referiu também que na Schneider Electric o desenvolvimento dos talentos é da responsabilidade de cada Manager, sendo este quem deve inspirar e liderar, contribuindo para a construção de uma “great team”.

Fechando as intervenções de ambas as oradoras com um debate aberto ao público, as conclusões finais recaíram sobre a importância que o “Employer Branding” tem no processo de atração e retenção de talento, um tema de vital importância na estratégia empresarial atual de muitas companhias.