Já são conhecidos os vencedores da quinta edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa, promovido pela consultora de comunicação ATREVIA e pela Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em conjunto com os membros do conselho assessor – BP, EDP, PT e Santander. Entre as 36 candidaturas recebidas para as cinco categorias, os projetos apresentados pela BEL, IKEA, NOS, Prosegur e a aluna Vanda Asseiro foram os vencedores deste ano.

A IKEA destacou-se ao nível da “Estratégia Integrada”, com a utilização integrada de vários meios e plataformas de comunicação corporativa, no âmbito dos 10 anos da marca em Portugal, envolvendo todos os colaboradores. Na categoria “Gestão da Mudança” a NOS distinguiu-se com a campanha de Lançamento Interno da marca NOS, que visou a apresentação, envolvimento e consolidação da nova identidade com os públicos internos. No que respeita a projetos de caráter “Glocal”, o prémio coube à Prosegur que com o contributo da sua equipa pessoas, adaptou uma campanha de comunicação internacional à realidade portuguesa, surgindo a “Prosegur por muitas razões”. O troféu de “Inovação em Comunicação Interna” foi entregue à BEL, pelo projeto “As Histórias que fazem o queijo”, uma iniciativa que pretende reconhecer o trabalho realizado pela sua equipa e motivá-la, através da partilha de histórias que tenham vivenciado na empresa. Por último, na categoria de melhor  “Trabalho Académico”  o prémio foi atribuído à aluna Vanda Asseiro com o trabalho “Socially Responsible Internal Communication? Analysing the Combined Effect of CSR and Internal Communication on Employees’ Affective Bond to Organization”.

Nesta cerimónia foram também conhecidos os projetos finalistas em cada uma das categorias: AKI, José de Mello Saúde e Siemens em “Estratégia Integrada”; Câmara Municipal de Lisboa e Jerónimo Martins em “Gestão da Mudança”; Deloitte em “Glocal” e os trabalhos académicos dos alunos Nelson Marujo e Luís Ribeiro.

“Foi com grande honra que aceitei o convite para presidente honorária do júri desta edição dos prémios do Observatório da Comunicação Interna. Enquanto representante de uma instituição de ensino como a Universidade Católica, reconheço e revejo nesta iniciativa a importância de educar e ensinar com paixão. Porque educar não é um mero serviço universitário, é um caminho de vida, uma comunhão de diálogo que acompanha a vida daqueles que nela participam. Só assim poderemos avançar no caminho da excelência: caminhando em confiança, inspirando o futuro, alargando horizontes”, refletiu Maria da Glória Garcia, Reitora da Universidade Católica Portuguesa e presidente honorária da V edição dos Prémios OCI.

“Os prémios do Observatório de Comunicação Interna pretendem reconhecer as melhores práticas de comunicação interna a nível nacional e nesta quinta edição, conhecemos novos projetos e premiámos casos de sucesso que contribuíram verdadeiramente para a melhoria do funcionamento organizacional. Através destas iniciativas sentimos que a cada ano damos um novo passo no sentido da excelência em comunicação interna em Portugal”, referiu Ana Margarida Ximenes, Presidente da ATREVIA Portugal.