10.04.2024
GET TOGETHER DEBATE O TEMA “OS DESAFIOS DA DIVERSIDADE GERACIONAL”
No contexto empresarial atual, a diversidade geracional emergiu como um tema crucial no encontro do Observatório de Comunicação Interna, influenciando dinâmicas de trabalho, estratégias de gestão e culturas organizacionais.
O Observatório de Comunicação Interna (OCI) organizou um Get Together sobre “Os Desafios da Diversidade Geracional”. O encontro, que teve lugar no espaço Mudum Seguros, foi moderado pela ATREVIA e pela Universidade Católica, ambos membros do conselho fundador do OCI, e contou com os valiosos insights compartilhados por Ana Sofia Roque, Manager na equipa de Workforce da PwC Portugal, Angola e Cabo Verde, da PwC, Fernando Martins, Talent &Culture Business Partner Iberia & Talent Aqcuisition Mediterranean, e Enrica Tomei, Diversity, Equity & Inclusion e Employer Branding Manager, da Accor, e Vanessa Neves, Diretora de Recursos Humanos, da Perfumes & Companhia.
O objetivo do evento passou por debater as estratégias utilizadas pelas empresas para ultrapassar os desafios das múltiplas gerações no ambiente de trabalho e maximizar o potencial da diversidade no mundo empresarial.
Vanessa Neves, da Perfumes & Companhia, trouxe uma perspetiva única sobre como a empresa está a lidar com a diversidade geracional na área de recrutamento: “A riqueza de podermos conviver com várias gerações nas nossas equipas permite-nos, por um lado, partilhar conhecimentos e experiências de natureza diversa, e, por outro, garantir que o cliente encontrará o seu reflexo na nossa equipa, proporcionando-lhe um atendimento muito mais “à sua medida”. Na Perfumes & Companhia, reconhecem a importância de integrar as diversas experiências e habilidades das diferentes gerações, criando um ambiente de trabalho que celebra a diversidade e impulsiona a capacidade de inovação para atender às necessidades dinâmicas dos clientes e às exigências específicas do setor do retalho e atendimento ao cliente.
Fernando Martins e Enrica Tomei, em representação da Accor, partilharam a visão do grupo em relação aos desafios e oportunidades decorrentes da diversidade geracional. Um dos aspetos que ressaltaram foi a forma como os funcionários são tratados dentro da empresa – não são vistos apenas como recursos, mas como talentos valiosos. É por isso que os cargos dos representantes não são designados como “Recursos Humanos”: essa escolha reflete a abordagem da Accor em relação ao tema, evidenciando uma cultura organizacional que reconhece e valoriza o potencial individual de cada colaborador.
Ana Sofia Roque, da PwC, salientou a importância de uma abordagem colaborativa e flexível para aproveitar o potencial de todas as gerações no local de trabalho. Esta sublinhou: “Atualmente, as organizações deparam-se com a coexistência de quatro diferentes gerações, o que se traduz em significativos desafios para a gestão e liderança das mesmas. É, portanto, urgente criar políticas internas adaptadas a esta multiplicidade geracional”. Além disso, na PwC, reconhecem que a diversidade geracional é uma fonte de inovação e crescimento, promovendo um ambiente onde diferentes idades se complementam, impulsionando a criatividade e a resolução de problemas de forma única.
Daniela Agra, Diretora da ATREVIA Portugal, partilha a visão da empresa sobre o tema: “Na ATREVIA, estamos comprometidos em impulsionar mudanças significativas no ambiente empresarial, na sociedade e no planeta. Reconhecemos que eventos como este desempenham um papel vital ao promover diálogos construtivos e encontrar soluções para os múltiplos desafios que enfrentamos. Acreditamos que é por meio destas iniciativas que podemos catalisar a evolução e a transformação positiva das organizações, contribuindo assim para um mundo empresarial mais inclusivo, responsável e sustentável, onde todas as gerações sejam respeitadas, escutadas e valorizadas”.
Em linhas gerais, o encontro destacou a importância de reconhecer, abraçar e aproveitar a diversidade geracional como uma força impulsionadora para o sucesso empresarial. Ao enfrentar os desafios com uma mentalidade de inclusão e colaboração, as empresas podem colher os benefícios do potencial único que cada geração traz consigo, construindo organizações mais resilientes, inovadoras e orientadas para o futuro.