No dia 15 de novembro, no Espaço Novo Banco, teve lugar o Get Together com a temática “Gaps Geracionais nas Organizações”. Contámos com a apresentação dos cases de comunicação interna do Grupo Nabeiro – Delta Cafés e da Siemens.
Maria Mestre, Project Manager de Comunicação Interna da Delta Cafés, abriu o encontro dando a conhecer as iniciativas levadas a cabo pelo Grupo Nabeiro com o objetivo de solucionar os gaps geracionais. Na sua apresentação, Maria Mestre partilhou vídeos de testemunhos reais, mostrando as diferentes perspetivas dos colaboradores sobre a relação intergeracional. Os testemunhos enfatizaram que, perante uma organização multigeracional como a Delta Cafés, a partilha de conhecimento e perspetivas entre diferentes gerações é fundamental para a evolução da empresa. Por sua vez, Cláudia Figueira, Innovation Manager do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, apresentou alguns dos projetos no âmbito da Inovação que têm vindo a aproximar gerações, nomeadamente o projeto MIND – Modelo de Inovação da Delta, que permite a troca e partilha de novas ideias entre colaboradores de diferentes gerações.
Do lado da Siemens, Pedro Henriques, Diretor de Recursos Humanos, começou por apresentar uma radiografia da estrutura organizacional da empresa, revelando que, numa empresa de mais de 2.000 colaboradores, são três as gerações presentes – Baby Boomers, Geração X e Geração Y. No sentido de explicar o impacto das novas gerações na Siemens, o Diretor de Recursos Humanos identificou duas abordagens distintas. De uma abordagem tradicional, caracterizada por uma organização hierarquizada, formal e com um sistema de avaliação de desempenho anual, a Siemens transformou-se numa empresa mais informal, que dá e recebe feedback contínuo e que vê os líderes como mentores e coachs dos colaboradores mais jovens. Uma mudança que pretendeu dar resposta às expectativas das mais recentes gerações. Marta Daniel, HR Specialist, materializou esta mudança dando a conhecer alguns projetos que vão ao encontro da nova abordagem intergeracional, segundo cinco eixos fundamentais: ambiente flexível e formal; formação de apoio à mudança; tempo para projetos pessoais na empresa; feedback contínuo e serviço comunitário.
A partilha de cases de comunicação interna, sobre como integrar as diferentes gerações numa só empresa, cativou a audiência, que participou ativamente no debate final.