1. O que são as cookies e porque as utilizamos na web ATREVIA

Uma cookie é um ficheiro que se descarrega no dispositivo do usuário ao aceder a determinadas páginas web, de forma a armazenar e recuperar informação sobre a navegação que se efetua a partir do equipamento utilizado.

As cookies permitem a chamada web, entre outras coisas, como armazenar e recuperar informação sobre as decisões e hábitos do usuário. Na ATREVIA são utilizadas para personalizar a experiência nos nossos sites, identificar e recordar o usuário registado e facilitar a respetiva navegação. Em caso algum se fornecem dados pessoais, sendo que o anonimato dos usuários está garantido.

Os utilizadores que desejem poderão configurar o seu navegador para rejeitar o uso de cookies, podendo desta forma aceder aos nossos sites, mas de uma forma não personalizada.

  1. Que cookies utilizam as webs ATREVIA?

As nossas webs utilizam cookies de sessão e permanentes. As primeiras expiram quando o usuário encerra o navegador, ao passo que as segundas expiram quando o objetivo para que são desenhadas é cumprido, ou quando o usuário as elimina de forma proativa. Em função de objetivos, classificamos as cookies em:

Cookies de rendimento, utilizadas para recordar opções e melhorar a usabilidade dos nossos sites.

Cookies de localização por IP, que nos permitem oferecer publicidade e outros conteúdos orientados para cada país de origem.

Cookies de analítica web, com fins estatísticos e que meçam variáveis como tempo em página, número de visitas ou páginas vistas.

Adicionalmente, se forem utilizados cookies de terceiros como Twitter, Facebook ou Disqus, estas terão sido aceitadas pelos usuários no momento da adesão em cada serviço, e também será possível a sua eliminação manual.

– Cookies de geolocalização: estas cookies são utilizadas para averiguar em que país se encontra quando se solicita uma web ou serviço. Esta cookie é totalmente anónima, e apenas se utiliza para ajudar a orientar o conteúdo para a sua localização.

Cookies de registo: as cookies de registo geram-se sempre que o utilizador se regista ou posteriormente abre a sua sessão, e são utilizadas para identificá-los na web e serviços, com os seguintes objetivos:

Manter o usuário identificado caso, encerre a página web, o navegador/computador num outro momento ou dia volte a entrar na referida página, continuando a identificar o usuário, facilitando a navegação sem obrigar a uma nova identificação. Esta funcionalidade poderá ser suprimida se o usuário selecionar a opção “Sair”, de forma a que esta cookie se elimine, e na seguinte visita o usuário terá de se identificar para iniciar sessão.

Comprovar se o usuário está autorizado para aceder a certos serviços, como por exemplo, para participar num concurso.

Adicionalmente, alguns serviços podem utilizar conectores de terceiros, tais como Facebook, Twitter ou Google. Quando o utilizador se regista num determinado serviços com credenciais de uma rede social, o sistema de identificação de terceiros, autoriza o armazenamento de uma cookie persistente que recorda a sua identidade e garante o acesso à web até que expire. O usuário poderá eliminar esta cookie persistente e revogar o acesso à web, através das redes sociais ou sistema de identificação de terceiros, atualizando as suas preferências na rede social específica.

Para a gestão da publicidade ATREVIA utilizam-se ferramentas de serviço de publicidade denominadas Adservers, que poderão guardar cookies de usuários. Atualmente utilizamos a plataforma Doubleclick do Google para gerir estes serviços. 

  1. Como desativar as cookies no seu navegador

A maioria dos navegadores atualmente permitem ao usuário a configuração se desejarem aceitar cookies, e também, eleger de forma específica as que deseja eliminar. Para tal, deverão encontrar estas opções nos menus de ajustes de cada navegador.

Chrome: Configuração à Mostrar opções avançadas à Privacidade à Configuração de conteúdo.

Para mais informação poderá consultar o suporte Google, ou a Ajuda do navegador.

Firefox: Ferramentas à Opções à Privacidade à Histórico à Configuração Personalizada.

Para mais informação poderá consultar o suporte Mozilla, ou a Ajuda do navegador.

Internet Explorer: Ferramentas à Opções de Internet à Privacidade à Configuração.

Para mais informação poderá consultar o suporte Microsoft, ou a Ajuda do navegador.

Safari: Preferências à Segurança.

Para mais informação poderá consultar o suporte Apple, ou a Ajuda do navegador.