Revelados os Vencedores da XIII Edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna
A Central de Cervejas e Bebidas, Abreu Advogados, Novo Banco, Leroy Merlin, El Corte Inglés Portugal, INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, e as alunas Raquel Gomes, da Faculdade de Ciências Humanas – Universidade Católica Portuguesa, e Cristiana Ruivo, da Escola Superior de Comunicação Social, foram os grandes vencedores da XIII Edição dos Prémios do Observatório de Comunicação Interna (OCI).
A cerimónia de entrega dos prémios OCI decorreu no dia 12 de setembro e contou com a presença de Mariana Carreira, Membro do Conselho de Administração da Make-A-Wish Portugal, que presidiu o Júri, juntamente com outros 11 jurados: ATREVIA e Universidade Católica (Membros do Conselho Fundador do OCI), Banco Santander, BP, Coca-Cola Europacific Partners, EDP, Fidelidade, Grupo Nabeiro, Lidl, Jerónimo Martins, José de Mello, Perfumes & Companhia e Novartis (Membros do Conselho Assessor do OCI).
De acordo com Daniela Agra, Presidente da ATREVIA Portugal e Membro fundador do OCI, “Estes prémios são já uma referência em Portugal, reconhecidos pelo tecido empresarial e académico, e prova disso é a quantidade de candidaturas que recebemos e de empresas que participam nos eventos. Sem dúvida, a comunicação interna continua em crescendo nas prioridades da liderança e com impacto no sucesso e crescimento sustentável das empresas. O entendimento de que investir na comunicação interna, ajuda a construir uma cultura organizacional forte, que fomenta o alinhamento, o bem-estar e a produtividade de toda a equipa. É essencial lembrar que as organizações são o reflexo das suas pessoas e das relações que nelas se estabelecem”.
A Central de Cervejas e Bebidas foi distinguida na categoria Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) com o projeto “Juntar os Mundos”, que visou sensibilizar os colaboradores para a importância do seu contributo na estratégia global, conectando-os com as comunidades e evidenciando o seu papel no processo.
A Abreu Advogados foi premiada na categoria Estratégia Integrada de Comunicação Interna pelo projeto “30 Anos A Colocar O Futuro em Prática”, uma iniciativa que celebrou os 30 anos da marca e promoveu diversas atividades internas focadas no desenvolvimento pessoal e profissional, acompanhando o crescimento da sociedade.
O Novo Banco foi reconhecido na categoria Estratégia para a Gestão da Mudança e Transformação com o projeto “É Agora”, cujo principal objetivo foi reforçar a cultura organizacional, promovendo a inovação e fortalecendo a colaboração entre as diferentes equipas.
A Leroy Merlin venceu na categoria Eventos Internos com o projeto “Festival dos 20 Anos”, um evento único que envolveu as várias equipas da empresa, responsáveis pela sua construção, e que se destacou como o primeiro festival DIY do mundo.
O El Corte Inglés foi premiado na categoria Inovação e Transformação Digital na Comunicação Interna com o projeto “NEXO 360”, que marcou um ponto de viragem na comunicação interna, ao reformular a forma como a empresa se comunica com os seus colaboradores.
O INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica recebeu o Prémio Distinção do Júri pelo projeto “INEM e Família: Missão em Equipa!”, que introduziu medidas vantajosas para os profissionais ao longo das diferentes fases do seu ciclo de vida, com o objetivo de aumentar o bem-estar e a felicidade organizacional.
Na categoria de Melhor Trabalho Académico Geral, o prémio foi atribuído a Cristiana Ruivo, da Escola Superior de Comunicação Social, pela tese “A Utilização do Employee-Generated Content nos Social Media e o Engagement dos Colaboradores”. Já na categoria de Melhor Trabalho Académico da FCH-UCP – Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, a vencedora foi Raquel Gomes, com a dissertação “O Papel Estratégico da Comunicação Interna na Cultura de Organizações com Práticas de Teletrabalho – Um Estudo Centrado nas Perceções dos Colaboradores do Grupo Ageas Portugal”.