Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa

O Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa foi criado pela ATREVIA e pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, para aprofundar as características da comunicação interna como instrumento para a transmissão de valores, identidade corporativa, cultura e gestão da marca interna.

O Observatório de Comunicação Interna tem como principal visão ser o fórum de referenciação por excelência das boas práticas de Comunicação Interna em Portugal. É uma iniciativa pioneira em Portugal que tem como objectivos:

  • Investigar, criar e divulgar conhecimento sobre as áreas de comunicação interna das organizações;
  • Promover o protagonismo da comunicação interna como ferramenta para a realização da visão, da missão e dos valores das organizações, para a implementação das suas estratégias e cumprimentos dos respetivos objectivos:
  • Detectar as principais tendências na área e contribuir para o adequado desenvolvimento dos saberes e competências pertinentes;
  • Incentivar a troca de experiências e de boas práticas entre os responsáveis de recursos humanos e de comunicação das organizações.

Periodicamente vão ser realizados “Get Together”, acções que incentivam o intercâmbio de boas práticas entre os responsáveis da comunicação interna e recursos humanos das empresas e organizações participantes.

Os Prémios de Excelência em Comunicação Interna, iniciativa desenvolvida pelo Observatório de Comunicação Interna e Universidade Católica Portuguesa, destinam-se a premiar e distinguir as melhores práticas de comunicação interna, desenvolvidas por organizações públicas e privadas ou trabalhos académicos apresentados por alunos de mestrado.

Podem candidatar-se aos prémios entidades públicas e privadas, empresariais e não-empresariais, institutos e instituições de ensino superior cuja atividade se desenvolva em Portugal.

Desde a sua implementação, em 2010, os Prémios OCI já receberam candidaturas de várias empresas nacionais e multinacionais de diversos sectores.

Objetivos:

Reconhecer, premiar e divulgar as melhores práticas de estratégia, inovação e avaliação em comunicação organizacional, bem como trabalhos académicos e de relevo nesta área.

Júri:

  • Membros do Conselho Fundador
  • Membros do Conselho Assessor
  • Presidente do Júri