O 28º Get Together do Observatório de Comunicação Interna ficou marcado pela apresentação dos projetos vencedores da mais recente edição dos Prémios OCI 2015, que foram anunciados na cerimónia de entrega de prémios no passado mês de Janeiro.
No dia 23 de Fevereiro, as quatro organizações vencedoras e as duas alunas vencedoras do Melhor Trabalho Académico tiveram a oportunidade de apresentar, os seus projetos, comentando quais os seus objetivos, mensagem, ações realizadas e resultados obtidos.
Esta iniciativa, criada pela ATREVIA e pela Universidade Católica Portuguesa, e que conta com o apoio da BP, EDP, Grupo Elevo, PT e Teleperformance, enquanto membros assessores do OCI, teve lugar no Auditório Euronext em Lisboa. O evento distinguiu-se ainda pela presença de Maria João Carioca, Presidente de Honra do Júri da VI Edição dos Prémios OCI, que iniciou o evento, partilhando a importância da comunicação interna nas empresas e sua experiência enquanto júri nesta iniciativa.
Pedro Barbosa, Responsável de Comunicação Interna, Institucional e Rsa do AKI, apresentou o projeto “Somos Colaboradores Acionistas”. Vencedor do prémio Estratégia Integrada, o principal objetivo desta iniciativa foi reforçar o conhecimento de todos os colaboradores dos principais aspetos relativos às Políticas de Participação e, sobretudo, ao sentimento de ser acionista. Como resultado, o AKI conseguiu obter 94% de colaboradores acionistas, sendo que 100% dos colaboradores ficaram esclarecidos sobre o tema.
Seguiu-se a apresentação do projeto “#saycheese”, por Edgar Sabino, HR Internal Communication Manager da BEL, vendedor do prémio Glocal. De forma a celebrar o 150º aniversário do Grupo BEL foi criada uma campanha solidária com o objetivo de angariar 150.000€, que iriam reverter a favor de projetos das Aldeias SOS, através da Fundação BEL, em que cada sorriso colocado online equivalia a 1€. Como resultado, a BEL Portugal obteve 2.594 fotos, onde participaram mais de 1.300 pessoas. A nível global o projeto conseguiu angariar um total de 150.000€ para reverter a favor desta causa.
O Diretor da Inapa, Hugo Rua, partilhou o projeto “Inapa Corporate Sound” que venceu o prémio Inovação. Esta iniciativa ficou marcada pela criação de uma brand song capaz de criar um sentimento de identificação, para assinalar os 50 anos da empresa, de uma forma inovadora e diferente, utilizando os sons das máquinas e as vozes dos colaboradores. O resultado final foi uma maior ligação emocional entre as equipas, ultrapassando as barreiras geográficas por todo o mundo.
A quarta apresentação foi dedicada ao projeto“Santander Way” , apresentado por Rute Medo, Diretora de Engagement Recognition RH do Santander, com o qual venceu o prémio Gestão da Mudança. Esta iniciativa consistiu na implementação de uma nova cultura junto dos colaboradores com uma missão, visão e valores diferentes: ser Simples, Próximo e Justo. No decorrer do projeto, foi desenvolvida uma aplicação, disponível para todos os colaboradores, onde estes podiam consultar as suas vantagens e fazer uso imediato dos protocolos com outras empresas, através do smartphone ou computador, a qualquer hora.
Na categoria de Melhor Trabalho Académico, pelo ISEG, a aluna Rita Marques apresentou o seu trabalho “Comunicação Interna e reputação organizacional – estudo de caso de uma empresa business-to-business”. Neste estudo, Rita Marques tinha o objetivo de perceber que ligação existe entre a comunicação interna e reputação organizacional, tendo chegado à conclusão de que estas estão interligadas ao nível da identidade e da imagem.
A última oradora foi Sofia Antunes, vencedora do prémio de Melhor Trabalho Académico – UCP, com o trabalho “A Comunicação Interna, o Comprometimento Organizacional e a Lógica dos Afetos – um estudo de caso numa empresa na área da aviação”. Este trabalho foi realizado sobre o Grupo Omni Aviation, e teve como objetivo principal compreender em que medida a perceção que os colaboradores têm da comunicação interna, intervém no modo como os mesmos estão comprometidos e se relacionam com a organização. Sofia Antunes chegou à conclusão que, de facto, a ligação dos colaboradores à organização, assim como as suas atitudes e comportamentos, são influenciados pela comunicação interna, sendo que os colaboradores estão, na sua maioria, comprometidos afetivamente com a organização.
Fechando as intervenções de todos os oradores com um debate aberto ao público, as conclusões finais recaíram sobre a importância crescente que a comunicação interna tem para o dia-a-dia nas organizações dos mais variados sectores a atuar em Portugal.